Você sabe quais as diferenças de piso vinílico?

O Piso vinílico é um dos materiais mais versáteis e práticos dentro do setor de acabamentos na construção civil. Esse tipo de produto é ideal para quem deseja agregar valor a um ambiente, sem gastar uma fortuna. Mas é importante entender as diferenças de piso vinílico, já que existem tipos distintos.

Os revestimentos vinílicos têm uma história que remete ao início do século XX. Entretanto, o piso vinílico como conhecemos atualmente, tem uma história bem mais recente. De acordo com alguns especialistas, esse tipo de revestimento foi desenvolvido a pouco mais de 30 anos, e desde então diversos formatos vêm sendo apresentados no mercado. 

Diferenças de piso vinílico

Antes de entender as diferenças de piso vinílico, é importante conhecer os diferentes tipos de piso vinílico presentes no mercado. Vamos falar sobre algumas das principais categorias e suas diferenças

Piso em Manta

O piso vinílico em manta é um dos revestimentos mais práticos que existem. Como o nome já sugere, este tipo de piso vinílico é comercializado como uma manta, e é aplicado sobre a superfície de forma adesiva.

Por conta do seu formato e da espessura do material, este piso não é indicado para áreas de movimentação intensa, mas é ideal para ambientes delicados, como quartos infantis e outros espaços.

Geralmente este tipo de piso oferece aos usuários conforto e até proteção contra lesões causadas por eventuais quedas. É por isso que muitos pais gostam de utilizar esse revestimento no quarto de seus filhos.

Piso em Réguas coladas

Trata-se de um dos formatos de piso vinílico mais charmosos que existem. Conforme o nome já sugere, o piso vinílico em réguas coladas é caracterizado pela união de diversas peças para preencher um espaço.

Esse material costuma ser usado para revestir espaços com maior índice de movimentação, tendo em vista que ele apresenta mais resistência que o piso em manta. Por outro lado, alguns especialistas entendem que a aplicação desse revestimento costuma ser mais complexa que a aplicação do piso em manta, tendo em vista a necessidade de unir as peças de forma precisa para ter um bom acabamento.

Piso Clicado

O piso clicado, é uma das principais inovações dentro da categoria. As peças são desenvolvidas para facilitar o encaixe automático de cada régua.

Quando as peças são encaixadas umas nas outras, elas ganham resistência e estabilidade sem a necessidade do uso de adesivos. Por conta disso, essas peças podem ser reutilizadas em outros ambientes, caso os usuários estejam em busca de uma nova decoração.

O uso de peças com encaixes no formato macho e fêmea é a principal diferença deste tipo de piso vinílico.

Piso em Placas

O piso em placas por sua vez é mais simples. Esse tipo de piso é muito parecido com o piso em manta, incluindo a forma de instalação. Entretanto, ele geralmente é mais resistente, além de ser comercializado em placas que são fixadas de forma individual, diferente do piso em manta que geralmente é inteiriço.

Essas são as principais diferenças de piso vinílico. Conhecer cada uma delas pode te ajudar a escolher o revestimento ideal para seu ambiente.


Advertisement